Perfil Corporativo

Perfil Corporativo

A RD - Gente Saúde e Bem-estar, empresa líder no mercado brasileiro de drogarias, com mais de 1.450 lojas em 18 estados brasileiros, foi criada em novembro de 2011 a partir da fusão entre Raia S.A. e Drogasil S.A. Com receita bruta de R$ 11,8 bilhões em 2016, a RD é a maior rede de drogarias do Brasil em receita e número de lojas.

Cinco anos após a fusão, estamos no início de uma nova etapa na história da companhia, que seguirá pautando a sua atuação em cinco valores essenciais: Ética, Eficiência, Inovação, Relações de Confiança e Visão de Longo Prazo. Além disso, a RD sela seu compromisso com a Sustentabilidade baseado em três pilares: Cuidar da Saúde das Pessoas, Cuidar da Saúde do Planeta e Cuidar da Saúde do Negócio.

Hoje, a RD combina um portfólio integrado de ativos focados na saúde e no bem-estar: RD Farmácias (Droga Raia, Drogasil e Farmasil), RD Serviços (4Bio Medicamentos Especiais e Univers, plataforma de gestão de saúde) e RD Marcas (Needs, B-Well, Triss e Pluii - marcas exclusivas da rede). A empresa combina um modelo de negócio de sucesso comprovado, com ativos e competências únicos no setor, com forte capacidade de reprodução através de uma expansão orgânica acelerada, com retornos marginais elevados sobre o capital investido, resultando em um forte histórico de crescimento associado à expansão de margem.
 
Os principais pilares do modelo de negócio são as bandeiras Droga Raia e Drogasil, duas das marcas mais icônicas do varejo brasileiro, que totalizam mais de 190 anos de tradição. Com um portfólio de lojas que inclui várias centenas das melhores esquinas brasileiras, as plataformas proprietárias de ponta, que permitem gerir a cadeia de abastecimento de forma eficiente e atender os clientes a partir de sistemas baseados em CRM, os formatos diferenciados de loja, com conceitos avançados de gestão de categorias e um portfólio de produtos de marca própria. E, especialmente, contam com profissionais qualificados e motivados tanto no nível da gestão como de operação, que trabalham dentro de uma cultura de formação de pessoas, com ingresso pela base da pirâmide. Estes pilares permitem a prestação de um serviço diferenciado para os seus clientes e a criação de valor para os seus acionistas. Refletindo o propósito da companhia de cuidar de perto da saúde e bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida.
 
Ao final de 2016, as marcas Droga Raia e Drogasil estavam presentes em 18 estados brasileiros nos quais a empresa tem amplo conhecimento do mercado, estrutura logística e de formação de pessoas para suportar o crescimento: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Tocantins, que juntos representam 90% do mercado consumidor farmacêutico brasileiro.
 
A capacidade de reprodução do modelo através do crescimento orgânico acelerado, combinando o aumento da presença nos mercados atuais com o ingresso seletivo em novos mercados, ocorre a partir de uma estrutura de expansão única no setor, que se baseia em uma inteligência proprietária que permite avaliar potencial de mercado com forte embasamento analítico, na prospecção descentralizada, conduzida por um grupo de profissionais que possuem cada um mais de 15 anos de experiência nas operações de varejo e por uma forte disciplina financeira, com alocação de capital centralizada com base em taxas internas de retorno projetadas para cada projeto avaliado.
 
A RD possui uma estrutura logística descentralizada e escalável formada por oito centros de distribuição, localizados em seis estados – SP (São Paulo, Embu das Artes e Ribeirão Preto), MG (Contagem), PR (São José dos Pinhais), GO (Aparecida de Goiânia), RJ (Barra Mansa) e PE (Jaboatão) – que totalizam mais de 116,3 mil m² de capacidade de armazenamento e garantem agilidade no abastecimento das lojas.
 
Buscando ampliar o leque de atendimento a diferentes perfis de clientes de forma a complementar o universo de consumidores atendidos pela empresa, foi lançada a marca Farmasil para atendimento à população de baixa renda e à classe média emergente, e que opera a partir de um formato específico. Ao final de 2016, o projeto inicia sua fase de expansão a partir do estado de São Paulo. Em caso de sucesso, a Farmasil poderá se tornar no futuro uma importante alavanca de crescimento e criação de valor.
 
Para atender às diferentes demandas dos consumidores na compra de medicamentos e de produtos de higiene e beleza, a RD conta com uma estrutura de vendas multicanal, permitindo aos clientes de cada marca realizar suas compras nas lojas, na internet (www.drogaraia.com.br e www.drogasil.com.br) ou por telefone.
 
A empresa também possui uma plataforma de gestão em saúde própria, a Univers, que atende a mais de vinte milhões de funcionários e beneficiários de mais de mil e duzentos grupos empresariais e instituições clientes, que efetuam as suas compras com descontos pré-negociados e com desconto em folha de pagamento (empresas), nas mais de 1.450 filiais próprias ou em 750 drogarias credenciadas.
 
O conceito de sustentabilidade está alinhado aos objetivos estratégicos de crescimento da RD, que mantém iniciativas direcionadas aos seus diversos públicos de interesse. No dia-a-dia de suas atividades, a empresa promove práticas e comportamentos que refletem um modelo de negócios capaz de alavancar o desenvolvimento econômico das comunidades, considerando os aspectos humanos, sociais e ambientais. Ações de uma empresa que tem o objetivo de manter relacionamentos de confiança com a sociedade.
 
A aspiração da RD é ser referência também na criação de oportunidades para os funcionários. Entre as suas iniciativas, destacam-se o programa Trilhar, que busca oferecer oportunidades de inclusão profissional a jovens sem experiência prévia, o programa Lado a Lado, que permite a inclusão profissional de pessoas com deficiência, e a destinação de recursos para projetos sociais e ambientais, seja através do investimento direto pela empresa ou da arrecadação via mobilização dos clientes por meio das revistas sociais vendidas nas suas lojas e pelo Programa Troco Solidário, no qual os clientes podem arredondar o saldo total da compra para doação. Outro projeto de destaque é o Programa Descarte Consciente - Medescarte, que coleta junto aos clientes da RD, toneladas de medicamentos vencidos ou sem uso para o descarte adequado, evitando a contaminação de bilhões de litros de água.
 
 

 

  • Droga Raia
  • Drogasil
  • Farmasil
  • Univers
  • 4 Bio