Pilares do Negócio

A RD combina duas marcas icônicas do varejo brasileiro, um portfólio de pontos comerciais que inclui várias centenas das melhores esquinas brasileiras em 18 estados da federação, plataformas proprietárias e de ponta, que permitem gerir de forma eficiente a cadeia de abastecimento e atender seus clientes a partir de sistemas baseados em CRM, formatos de loja diferenciados, com conceitos avançados de gestão de categorias e com elevado retorno marginal sobre o capital investido, e especialmente, pessoas qualificadas e motivadas tanto no nível da gestão como da operação, a partir de uma cultura de formação de pessoas com entrada na base da pirâmide. Estes são os principais ativos e competências que resultam em uma prestação de serviços diferenciada para os clientes e em criação de valor para os acionistas da empresa.


O mercado de drogarias tem atraído a atenção de diversos novos entrantes, incluindo investidores de private equity, conglomerados, distribuidores farmacêuticos e gigantes globais do setor de drogarias. Em um setor tão específico e regional como o varejo farmacêutico, que possui regulação, formatos de loja, marcas e escala operacional e de compras integralmente locais, a RD acredita que os vencedores serão as empresas que tiverem no Brasil os melhores ativos e competências para servir aos clientes e criar valor para os acionistas. Neste sentido, a busca por associar o crescimento orgânico acelerado com o fortalecimento dos ativos e das competências vem sendo incessante.
 
MARCAS ICÔNICAS: Drogasil e Droga Raia são marcas líderes do varejo brasileiro, com tradição centenária e com forte identidade, complementaridade e reputação entre os seus respectivos clientes.
 
PONTOS TOP: Um dos diferencias da RD é o seu portfólio de pontos comerciais estrategicamente localizados, que inclui centenas das melhores esquinas do Brasil tanto em mercados maduros como em mercados mais recentes, e a capacidade de reproduzir esta mesma qualidade através do crescimento orgânico acelerado.
 
Para consolidar sua posição de liderança no mercado, a empresa aposta no crescimento orgânico, com o aumento da presença nos mercados existentes e o ingresso seletivo em novos mercados.

Este crescimento se baseia em uma fortíssima presença geográfica, que permite à RD concentrar a abertura de um grande número de lojas em mercados maduros, com baixo risco de execução, nos quais ainda existe grande potencial em função da participação de mercado que ainda é relativamente baixa, e em uma estrutura de expansão única no varejo brasileiro que permite realizar este crescimento com grande qualidade e com forte aderência às métricas históricas de produtividade das lojas maduras tanto nos mercados maduros como em novos mercados.
 
A RD possui uma estrutura de expansão única no varejo brasileiro e que está baseada em uma inteligência proprietária que permite avaliar o potencial de mercado para cada loja a ser aberta com forte embasamento analítico, na prospecção descentralizada, conduzida por um grupo de profissionais que possuem cada um mais de 15 anos de experiência em operações de varejo e em uma forte disciplina financeira, com alocação de capital centralizada com base em taxas internas de retorno projetadas para cada projeto avaliado.

 
PLATAFORMAS PROPRIETÁRIAS E DE PONTA: A visão que norteou a formação da RD foi o compartilhamento de ativos e competências complementares entre duas das principais marcas varejistas do Brasil.
 
A integração dos processos e plataformas ocorreu dentro desta visão. Ao invés de optar pela melhor plataforma interna e reproduzi-la para toda a empresa, a RD mapeou todas as funcionalidades críticas de ambas as plataformas e fez um extensivo upgrade da plataforma selecionada visando preservar todas estas funcionalidades e compartilhá-las entre Droga Raia e Drogasil.

Este processo de upgrade resultou em uma plataforma proprietária única no mercado brasileiro de drogarias que combina os melhores processos e funcionalidades com que operavam Droga Raia e Drogasil, e que a Companhia acredita ser uma enorme vantagem competitiva para os próximos anos.

 
PESSOAS QUALIFICADAS E MOTIVADAS: O varejo farmacêutico exige interação direta entre os consumidores e os profissionais da rede. Portanto, é fundamental o investimento na qualificação do atendimento para a transformação do processo de compras em uma experiência positiva.

A RD acredita que a excelência no atendimento está na combinação da capacitação técnica de seus colaboradores com a sua simpatia e o seu comprometimento em resolver o problema do cliente, colocando o relacionamento à frente da venda. Essa atitude que norteia o padrão de atendimento é reforçada pelo da própria RD: “Gente, Saúde e Bem-Estar”
 
Para garantir o desenvolvimento integral e estimular a aprendizagem contínua de seus colaboradores, a empresa promove investimentos constantes na qualificação de sua equipe. O investimento permanente na formação dos profissionais, por meio de um eficiente plano de carreira, permite manter um banco de talentos formado por pessoas em condições de assumir novos desafios em posições-chave para a operação do negócio e preparadas para suportar a estratégia de crescimento acelerado com os mesmos padrões de qualidade e eficiência, mantendo uma cultura organizacional única em todas as lojas.

 
FORMATOS DIFERENCIADOS: A RD possui formatos de loja diferenciados, com conceitos avançados de gestão de categorias e com elevado retorno marginal sobre o capital investido. A RD revisou toda a segmentação de lojas, de forma a otimizar o sortimento e a precificação de cada loja ao perfil dos clientes e ao ambiente competitivo e a alavancar a plataforma unificada de varejo.
 
MULTICANALIDADE: A RD é uma das líderes no Brasil em televendas e e-commerce do mercado de varejo farmacêutico. Apesar de ainda operar de forma segmentada em relação à sua operação de lojas, a empresa já começou a dar seus primeiros passos rumo à multicanalidade.
 
MARCAS EXCLUSIVAS: A RD segue incrementando o portfólio de Marcas Exclusivas e a participação destes produtos na receita do autosserviço através das linhas Needs, Pluii, B-Well e Triss. Além de oferecer rentabilidade e competitividade, as marcas exclusivas também funcionam como uma importante ferramenta de fidelização de consumidores.
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