Sustentabilidade

 

DESEMPENHO SOCIAL

Para a RD, sustentabilidade é crescer promovendo crescimento e bem-estar para as pessoas e para a comunidade. Nesse sentido, procura manter um relacionamento próximo e responsável com os principais públicos envolvidos - direta ou indiretamente - com suas atividades. Este é o propósito da nossa empresa: Cuidar de perto da saúde e bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida.

Esse esforço está expresso nos diversos projetos socioambientais desenvolvidos, que buscam o aperfeiçoamento constante do relacionamento empresa-comunidade, a partir do envolvimento e da mobilização de parceiros de negócio, clientes e colaboradores para fortalecer o conceito de cidadania.

Em 2016, foram investidos mais de R$ 6,7 milhões nessas iniciativas, através de investimentos diretos e da arrecadação via mobilização dos clientes, que buscam contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária e minimizar o impacto causado por suas operações.
Pela natureza do seu negócio, a atuação sustentável da empresa passa pelo envolvimento de seus colaboradores, para mobilizar clientes em projetos e campanhas com potencial de gerar transformação social.

Nesse contexto, as lojas são uma importante via de mobilização da sociedade. Por isso, a RD aposta nesse canal com a realização de campanhas que aproveitam o alcance e a distribuição para envolver as equipes e a comunidade.


INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO

O investimento realizado pela empresa visa promover o desenvolvimento das comunidades onde atua. Os temas foco desse trabalho são a educação, saúde e inclusão social.

Revista Sorria 
Comercializada desde 2008 nas lojas Raia, a revista Sorria é resultado de um modelo multiplicador de revista social, no qual empresas patrocinadoras contribuem anualmente para o projeto em troca de espaço para publicidade em cada edição. Não há margem de lucro sobre a venda, somente o repasse do total recolhido descontados os custos de produção e impostos. O valor de venda das revistas é revertido em doações ao GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e ao Instituto Ayrton Senna. Em 2016, foram comercializadas 1.158.067 unidades, que resultaram na arrecadação líquida de R$ 1,9 milhão, revertidos para as duas instituições. A publicação já arrecadou mais de R$ 16 milhões líquidos e recebeu três prêmios por seu modelo e projeto editorial inovadores.

Revista TODOS
A TODOS, vendida nas lojas Drogasil de todo o Brasil, foi lançada em abril de 2015 e é uma revista social, ou seja, 100% da sua receita, descontados os impostos e custos de produção, é doada a causas e instituições não governamentais que trabalham pela saúde e bem-estar. Seu intuito é disseminar a diretriz de incentivo ao desenvolvimento social por meio do patrocínio de ações sociais, com auxílio de um grande número de pessoas em várias partes do Brasil. Com tiragem de 132 mil exemplares na primeira edição de 2017 e periodicidade bimestral, a revista arrecadou aproximadamente R$ 955 mil em seu primeiro ano de contrato, e R$ 918 mil no seu segundo ano. Deste valor, 50% é revertido para a ONG Obra do Berço – associação dedicada ao trabalho de reinserção social de jovens e adolescentes carentes, 25% para a ONG Turma do Bem – que tem como missão o atendimento odontológico a jovens carentes de até 18 anos, e os outros 25% foram divididos entre ONGs focadas no atendimento e cuidado de idosos, na maioria dos estados onde a rede Drogasil possui lojas. Essas instituições são escolhidas após trabalho extenso de avaliação, e vão usufruir dos recursos gerados pela publicação por um ano (referente a 6 edições). Terminado esse período, podem ser escolhidos novos projetos para serem apoiados.

Troco Solidário 
Mantido em 139 lojas Drogasil, o programa Troco Solidário oferece ao cliente a possibilidade de arredondar o saldo final da sua compra e doar a diferença para a AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência). Para isso, foi adicionado ao sistema de frente de caixa uma funcionalidade que permite ao cliente doar seu troco, quando o pagamento é feito em dinheiro. Um cupom de doação é emitido, o que garante a transparência do Programa. Em 2016, foi entregue um cheque no Teleton (SBT) no valor de R$ 215 mil (doação referente ao ano de 2016).

Serviços de saúde para a comunidade 
A RD também procura envolver e mobilizar parceiros de negócios e clientes para promover saúde e bem-estar nas comunidades onde atua. Em 2014, foram realizados nas lojas Drogasil e Droga Raia mais de 40 mil atendimentos gratuitos para a realização de exames pré-diagnósticos (glicemia, IMC, postura e aferição de pressão), com o objetivo de prevenir doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e desvios de coluna.

Campanha de Natal 
A cada final de ano, é promovida nas lojas Drogasil a Campanha de Natal, que oferece um brinde promocional de acordo com o acúmulo de pontos do programa de fidelidade. A cada brinde resgatado uma doação é realizada para o projeto Crê-ser, mantido pela Ação Comunitária, uma instituição que oferece educação complementar para 79 crianças, com idades entre 6 e 15 anos. Em 2016, foram repassados cerca de R$ 31,2 mil, revertidos integramente para o custeio de uma turma/ano.

Patrocínios e leis de incentivo 
Para ampliar sua contribuição para transformações na sociedade e, ao mesmo tempo, fortalecer o relacionamento com clientes e o posicionamento de suas marcas, a RD adota uma estratégia de patrocínio via leis de Incentivo à Cultura, Esporte, Idoso, PRONAS, PRONON e FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), focada em projetos ligados à Educação, Saúde e Inclusão Social. Em 2016, as instituições apoiadas pela empresa foram: Doutores da Alegria – plano anual; Teatro na Escola Ciência Divertida - O Temido H1N1; Promovendo Cultura nos Hospitais 2017; Viva e Deixe Viver; Ciência Móvel – Cultura; Saúde e Ciência sobre rodas; Arte em todo canto - Teatro em hospitais; Hospital do Câncer de Barretos - Projeto Amparo; SPAAN - Projeto Vida: Atenção e Proteção Integral aos Idosos da Spaan; APAE de Anápolis - "Cuidando da Melhor Idade"; APAE de São Paulo – Garantir Direitos; Ser + - Conexão Farma; Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos; Circuito das Estações; Corrida do Bem; ITS - Emprego Apoiado para Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho para os Municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, Cubatão e Guarujá.


QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

A RD oferece benefícios e atividades que promovem o bem-estar e uma vida mais saudável (física e psiquicamente). Os programas existentes têm como objetivo conscientizar e informar os colaboradores sobre os benefícios de ter um estilo de vida saudável. Nossa aspiração é ser referência na criação de oportunidades para os nossos funcionários, refletindo a nossa crença: Gente que cuida de gente.

Para incorporar o princípio da sustentabilidade no cotidiano dos seus colaboradores, foi criado o programa Todos por Um, que abrange as iniciativas promovidas pela empresa em sua matriz, em São Paulo, relacionadas à qualidade de vida, mobilidade urbana e responsabilidade socioambiental.

Carona Solidária - Mobicity: incentiva o uso de bicicletas para chegar ao trabalho e estimula o compartilhamento de caronas entre os colaboradores.

Correndo Juntos: o programa estimula a prática de exercícios físicos por meio da corrida e da caminhada. Equipes profissionais acompanham semanalmente os grupos de colaboradores-atletas em diversos parques de São Paulo.

Bem Bonita: programa que oferece serviços de manicure. 


PRÁTICAS DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO - SST

A referência mínima para o desempenho da RD é a conformidade legal. A empresa mantém um nível mínimo de 75% das unidades com práticas adequadas de gestão de SST, avaliações sistemáticas com objetivos e metas compatíveis com sua operação.


PRÁTICAS DE INCENTIVO À INCLUSÃO E DIVERSIDADE

Diversidade 
A RD trabalha diariamente para valorizar a diversidade e mitigar qualquer forma de discriminação. A empresa valoriza a diversidade em todas as etapas de seus processos: desde a seleção e contratação, promoção, capacitação profissional, acesso a treinamentos até a sensibilização e conscientização de todos os colaboradores para a recepção e boa convivência profissional.

Com o programa Lado a Lado, a RD foi precursora na adoção de um compromisso com a construção de uma cultura de respeito às diferenças, promovendo a diversidade e garantindo oportunidades de carreira e crescimento para pessoas com qualquer tipo de deficiência: auditiva, visual, intelectual ou múltipla (quando há mais de uma deficiência).

As vagas de trabalho são oferecidas em todas as lojas, o que significa que esses profissionais interagem com os clientes da rede e, portanto, passam a ser disseminadores da cultura da RD.

O diferencial do programa é dar possibilidade para que seus participantes trilhem o mesmo caminho dos demais colaboradores dentro do negócio, recebendo treinamentos e sendo avaliados dentro do plano de carreira. O trabalho de adaptação não se limita apenas à pessoa com deficiência e é estendido também às equipes que passarão a conviver com o novo colaborador, garantindo o acompanhamento e o acolhimento dessas pessoas pelas equipes de lojas, sob a coordenação do RH. Dessa forma, a empresa dissemina a cultura de inclusão social entre toda a sua equipe.

Graças ao programa, a RD encerrou 2016 com 1.155 funcionários com algum tipo de deficiência, consolidando seu posicionamento como a empresa que mais contrata deficientes intelectuais no Brasil, segundo dados de uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey.

Jovens Aprendizes A RD recruta e contrata aprendizes que preferencialmente façam parte de comunidades onde opera. A qualificação profissional se dá, entre outras formas, por meio de organizações especializadas, atuantes no desenvolvimento dos jovens. A capacitação técnica do aprendiz se dá na área de atuação específica, conforme sua área de atuação na empresa.

Remuneração A RD realiza, periodicamente, pesquisas de mercado, quanto à remuneração e benefícios, para manter o equilíbrio externo e analisa internamente os níveis de remuneração para manutenção da coerência com o mercado, atendendo à legislação e Convenções Coletivas de Trabalho.


MEIO AMBIENTE

O tipo de negócio da companhia traz em suas características o baixo impacto ambiental. Entretanto, a RD, preocupada com o meio ambiente vêm realizando uma série de ações para minimizar ainda mais os impactos causados por sua operação.

Programa Descarte Consciente 
Para garantir a destinação correta de medicamentos vencidos ou em desuso, a RD promove o programa Descarte Consciente em 361 lojas da rede.

A iniciativa foi criada para incentivar a população a fazer o descarte final correto desses resíduos. Como em um caixa de autoatendimento bancário, o display de recolhimento de medicamentos permite registrar a quantidade, tipo e destinação de todos os remédios descartados. O processo não leva mais que dois minutos por item e os clientes que descartam seus medicamentos nos displays podem acompanhar, em tempo real, pela internet, o volume total descartado.

Em 2016, o programa arrecadou 29 toneladas de resíduos que foram descartados corretamente, contribuindo para evitar a contaminação do meio ambiente, já que este volume de resíduos poderia ter contaminado até nove bilhões de litros de água se descartados incorretamente. Desde 2011, quando a iniciativa foi implantada, já foram coletadas mais de 127 toneladas de resíduos.

Coleta seletiva 
A RD adota o processo de coleta seletiva para plásticos e papelões em todos os seus oito Centros de Distribuição (CD). O CD do Embu, em São Paulo, conta ainda com um sistema de captação de água da chuva, que é utilizada para abastecimento dos banheiros.


RELACIONAMENTO COM STAKEHOLDERS

A empresa tem um diálogo ativo e transparente com seus stakeholders, por isso busca manter canais de comunicação eficientes e atuantes.

Clientes 
A empresa estimula e favorece o uso de canais de acesso pelo público a que se destina. Garantindo qualidade no atendimento às solicitações dos seus clientes, contando com sistemas de monitoramento de desempenho e viabilizando o atendimento com flexibilidade e personalização. Essas práticas proporcionam poder de resolução compatível com as demandas dos usuários. O índice de atendimento às reclamações fundamentadas registradas nos canais de comunicação ultrapassa os 90%. O trabalho diário é focado na melhora constante desses indicadores, e na alta qualidade do atendimento ao cliente, seja no momento da venda ou no pós-venda.

Produtos 
Os produtos oferecidos pela RD respeitam as legislações vigentes no território nacional, tendo como princípios não oferecer qualquer risco à saúde física ou psíquica dos usuários finais. A empresa busca o bem-estar e qualidade de vida dos consumidores dos seus produtos. A RD mantém um sistema de informação quanto a potenciais riscos de segurança ou sanidade que os produtos possam oferecer aos consumidores, à saúde pública e ao meio ambiente, decorrentes da utilização normal dos produtos comercializados.

  • Droga Raia
  • Drogasil
  • Farmasil
  • Univers
  • 4 Bio